Eu estava vendo um documentário e me veio a idéia de compartilhar aqui no blog.
Uma máquina de eutanásia.Eutanásia (do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a eutanásia pode ser dividida em dois grupos: a "eutanásia ativa" e a "eutanásia passiva".
A "eutanásia ativa" conta com o traçado de ações que têm por objectivo pôr término à vida, na medida em que é planejada e negociada entre o doente e o profissional a "eutanásia passiva" por sua vez, não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com o passar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer.
Acredita-se que este seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida. São raciocínios que participam na defesa da autonomia absoluta de cada ser individual, na alegação do direito à autodeterminação, direito à escolha pela sua vida e pelo momento da morte.
A dor, sofrimento e o esgotamento do projecto de vida, são situações que levam as pessoas a desistirem de viver.Isso é o correto?
Outro dos argumentos contra, centra-se na parte legal, uma vez que o Código Penal atual não especifica o crime da eutanásia, condenando qualquer ato antinatural na extinção de uma vida. Sendo quer o homicídio voluntário, o auxilio ao suicídio ou o homicídio mesmo que a pedido da vitima ou por "compaixão", punidos criminalmente.
Mas a pergunta é: Um paciente terminal, onde a cura não é mais possível, tem direito de escolher a morte?
Na minha opinião:
Sou contra, mesmo sentindo dor e sem perspectiva de cura, acredito que ninguém tem o direito de tirar ou solicitar a sua morte a um terceiro.
Acredito que temos um caminho a ser seguido e uma missão neste mundo e seria errado interromper.
E você? Qual é a sua opinião?
21 comentários:
A Favor.
"Acredito que temos um caminho a ser seguido e uma missão neste mundo e seria errado interromper." blá, blá, blá!!!
Seu link já foi publicado! Sabia que agora o prêmio é de R$ 1.000?
Obrigado por colocar a troca de links!
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br
Sou sempre a favor da liberdade de escolha! Se a pessoa vai morrer de qualquer maneira e prefere abreviar seu sofrimento por meio da eutanásia, que assim seja. Cada pessoa deve ter o direito de decidir o rumo de sua própria vida, sem que ninguém interfira nisso. Isso chama-se RESPEITO AO PRÓXIMO!
Sou a favor, nao è justo obrigar uma pessoa a vegetar.
Eutanasia deveria vender em farmacia, com a propaganda:
"PROBLEMAS!!!??DALHE EUTANASIA!!!"
sou enfermeira especialista em uti, totalmente contra a eutanacia mas sou mto mais contra a distanasia infelismente mto praticada no nosso pais, o cara no teve dignidade pra nascer viver e na hora d morrer lhe dao o melhor ventilador um quarto de uti restrigem a permanencia seus parentes .... todos nos temos direito de uma morte digna boa e honrosa sem dor nem sofrimento nem para os q estao indo e nem para os q estao ficando ORTOTANASIA essa é sempre a melhor escolha
Eu sou veterinário infelizmente muitas vezes eu sou o anjo da morte de meus pacientes e não é nada agradável tirar a vida de um ser vivo. Mas acredito que se uma pessoa em sã conciencia deseja morrer, pois sabe que seu estado é terminal. Eu penso que esse desejo deva ser respeitado.
aff, vc deve ser testemunha de jeová, se vc pega uma doença e ir para um medico, voce esta deixando um terceiro cuidar do tempo de sua vida, mesmo que seja para maior está alterando o ciclo da vida, nem venha me fala que n eh msm coisa pq eh sim, e ninguem tem o direito de decidir as coisas por lei, faz isso quem quer, logico, soh se vc n for o aplicador disso. axo que eh isso.
sou a favor, pois escolher entre ficar vegetando sofrendo e ter a morte antecipada prefiro, a ultima opção.
Vou morrer de qualquer jeito pra que sofrer.
Sou a favor,pois temos o livre arbítrio ,cada um decide sobre a sua vida .
sou totalmente a favor
Eu respeito o direito das pessoas, mas eu tenho minha opinião e sou totalmente contra, embora eu tenha me assombrado com tantos a favor.
se minha missao nesse mundo for viver numa cama sentindo dor e sem poder me mexer eu iria querer morer com certeza
algum de voces tem noção do que é viver desse jeito?que qualidade de vida que é essa?
e depois vem um otro e fala que ficou assustado com o numero de pessoas a favor
quero ver você depois de 2 anos nesse estado, sem sentir o gosto da comida, sem saber se ta vivendo, sonhando ou ja ta morto
otra fato é que, como ja comentaram, cada um tem o direito de mandar na sua vida
num é estado nem religião que vai dizer como eu vou viver minha vida
sou a favor
prefiro morrer com overdose de morfina do que sofrendo
ta mas se o cara ta la com morte cerebral, vivendo com ajuda de aparelhos, vale a pena deixar o corpo vivo??pq o cara na verdade ja ta morto..
palhaçada, a religião sempre querendo esta na frente da razão!
voce eh mto ignorante, blogueiro. deve ler mais a respeito. nao se liga uma pessoa a fios e cabos e lhe perguntam se desejam q lhe tirem a vida. um pct vegetante sofre tromboembolismo, ou um avc. vc usaria os metodos e recursos necessarios, mesmo que caros, invasivos, para manter esse pct vivo? ou uma pessoa com cancer colorretal matastisado em pulmoes, figado e cerebro tem reicidiva de derrame pleural( agua nos pulmoes). vc realizaria cirurgia para retirada da agua e faria uma nova talcagem? nao pensamos apeas no pct, mas na dor dos faimliares em conviverem diariamente c dor e angustia
ps.daniel, morte cerebral eh morte cerebral, se consetido pela familia, se torna doador
Podem me chamar de louco ou ignorante, mas é o que penso talvez eu esteja levando por um lado religioso, mas é o que eu acho certo.
Se algum dia eu me encontrar muito doente quero viver até o ultimo segundo, quero mesmo.
Mas RESPEITO O PENSAR DE TODOS, assim como quero que respeitem o meu pensar.
eu sou contra por que ninguém tem o direito de tirar a vida....só deusssssssssssss
A grande questão aqui é: O direito a vida estaria ao lado do direito de morrer?
O tema ganha inigualável relevância jurídica. Um dos casos mais famosos foi o de "Terri Schiavi" (EUA).
Sobre o tema, eu discorro em meu blog: http://direitoleigo.blogspot.com/
Naquele episódio, o marido conseguiu, por meio da justiça, desligar os aparelhos que mantinham Terri Schiavi viva (em estado vegetativo por cerca de 15 anos). A população, então, completamente indignada, passou a dizer que o Estado havia autorizado a morte de uma pessoa.
Entretanto, na minha opinião, o médico tem obrigação de prolongar a vida e não a morte. A propósito, sobre o tema, discute-se hoje no cenário jurídico e filosófico o "direito de morrer". Diga-se de passagem, tema muito interessante.
Será que prolongar a vida do paciente por intermédio de manobras inúteis seria ideal?
Um dos argumentos mais interessantes contrários a Eutanásia é: "a todo tempo poderá surgir a cura para aquela enfermidade ou meio terapêutico diverso".
Com efeito, tal argumento nos faz pensar o seguinte: e se aparecer a cura, depois de consumada a eutanásia?
sou contra porque a biblia diz que os suicida n erdarao o reino do ceu e a unica pessoa que tem esse direito de tira vida e so o Senhor porque foi ele que nos deu... so aceita ele e tera vida eterna
Prezados Senhores boa tarde, tenho 78 anos e sou a favor da Eutanásia,e concordo com Striker disse: pretendo lutar pela legalização,é um assunto comlexo, mas fico esperançosa quando encontro tantas pessoas a favor. Obrigada Selva Freitas
Postar um comentário